Aprendendo a desenhar Rostos e Faces





Como desenhar Cabeças e Faces do rosto



Durante parte da minha vida, para eu conseguir uma estrutura melhor de como fazer um esboço de uma cabeça humana. Tudo que eu aprendo foi sozinho e isso me tornou um autodidata, porém nem todos tem a mesma habilidade que eu tive em traduzir um esboço realista.

A estrutura do rosto humano é muito importante quando vocês forem fazer. O Desenho da cabeça inicia com a introdução de um método simples para a construção da cabeça, para aprovação que todas as soluções estejam colocadas impecavelmente.








v  1 - Instruções


Hoje a muitas formas de desenhar um rosto, assim como muitos ângulos. Para iniciar, você precisa aprender a desenhar o rosto frontal e lateralmente. As variações e perspectivas vêm com o treino e aprimoramento. Vamos começar pelo rosto frontal.

Procure fazer todos esses desenhos a mão livre, já que de início você irá exercitar. Para arte final ou para detalhes mais precisos, você pode usar réguas e outras ferramentas, mas exercitando a mão livre inicialmente, você não cria vícios com elas e ainda aprimora sua coordenação motora.
Desenhe um Circulo com o compasso. Divida-o ao meio e depois em quatro partes horizontalmente. Essa é a marcação do rosto. Os olhos ficam no meio do rosto e segue uma métrica particular, a distância entre eles é a mesma medida de um olho, e será do tamanho do nariz.

Para o nariz, faça um círculo ladeado por dois círculos menores, isso serve para te guiar na hora de fazer o arredondado do nariz e as narinas. A boca vem logo abaixo, lembrando que devemos definir menos a boca masculina, com poucos traços. Já a boca feminina deve ser feita com mais detalhes sempre, mas não de forma exagerada.

As orelhas começam na mesma altura que a sobrancelha e terminam na altura do nariz. A raiz do cabelo começa no primeiro traço horizontal que divide a cabeça.




2 – Rosto Lateral






Para um rosto lateral, desenhe um circulo com o compasso, e  com a linha vertical passando em uma das laterais, essa linha demarca a face do personagem. Depois faça um circulo mais circunferência, ou seja, menos alongado, para definir a cabeça. Ele deve fazer uma intersecção com o circulo inicial. Nesse caso, você deve tomar cuidado com a posição dos olhos, pois totalmente de lado nós só vemos um olho da personagem e podemos desenhá-lo como um triângulo deitado bem próximo da linha vertical. A orelha segue a mesma métrica, mas agora é ligeiramente inclinada para trás, enquanto o nariz é quase um triângulo.


3 – Construção dos Ângulos


O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.
A inclinação da cabeça é estabelecida no inicio do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:





A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.

Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Conseguiu entender?









Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer varias cruzes em diversas posições dando ideia a movimento da cabeça, como pra cima, pra baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandíbula, pra dar forma a uma cabeça.



5 – Proporção da Face



A face é dividida em 4 partes iguais a partir da topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.








Ou em 3 partes iguais, deixando o volume do cabelo ser acrescentado  apenas 1/3  a mais da medida da testa.


Depois faça a divisão igual para desenhar olhos, nariz e boca.
Observe que: 

Existe uma distância de um olho entre os olhos e da mesma largura que as narinas.

As linhas verticais a partir da borda das íris são a largura da boca. (Quando os diafragmas estão na posição normal com o olhar para frente)



6 – Como desenhar os olhos



Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se você pretende desenhar retratos realistas.

Os olhos são formados pelo globo ocultar, a íris, a pupila, pálpebras e cílios que não podem se esquecidos.
Há várias maneiras de desenhar olhos humanos, o exemplo a seguir é uma das maneiras que costumo fazer e que acho mais simples. Espero que vocês não tenham dificuldades em desenhá-los também.

Mas antes quero comentar sobre alguns erros comuns:
Evite desenhar formas totalmente ovais ou quadradas, a forma mais aconselhável é uma mistura das duas coisas;
Não deixe à íris (parte colorida do olho) totalmente aparente, ou seja, formar um círculo completo. Se vocês começarem a observar mais olhos em fotos ou até mesmo os seus pelo espelho, verá que a pálpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais da metade amostra.
O esboço é como um desenho simples que qualquer pessoa sem a prática será capaz de fazê-lo. A diferença está em dar efeitos se sombreamento, os quais darão forma e volume aos olhos, tornando-os realistas. Esses sombreamentos seriam os dutos lacrimais ( o "canto" do olho), próximo ao nariz; fazer a linha próxima dos cílios inferiores para dar a espessura da pele, os próprios cílios de uma forma irregular, ou seja, não igual em todo o olho.

Uma dica bem legal é deixar uma parte sem desenhar do olho na parte de baixo. Quanto a íris, é importante e fundamental que você sempre deixe um espaço branco, nada muito grande e nem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da pálpebra, mais escuro















Você tem que ser  paciente quando iniciar sombreamento nos olhos e prefira usar lápis com grafites moles como 3B, 4B e 6B.








Dependendo do lápis e papel que você usar, o seu desenho apresentará efeitos de textura diferentes. Esse desenho, por exemplo, foram usado para esboço HB, 2B e como acabamento e promovendo mais volume eu usei o lápis 4B  E 6B na parte superior da iris, pupila e cílios. 





7– Mostrando como fazer um olho realista 


        



8– Dica  para desenhar um olho igual ao outro


















       

9– Como desenhar o nariz





Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples, o triângulo, ou pirâmide com três faces, desse modo fica mais fácil desenhar e criar volume e características anatômicas.
O nariz tem início na linha dos olhos até a linha do final das orelhas, ou seja, todo nariz tem o mesmo tamanha da orelha.
Os traços no desenho de nariz feminino, são mais suaves e retos, nos narizes do rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.







Quanto mais detalhes de sombreamento você adicionar em seu desenho, mas realista ele pode ficar, mas lembre-se, os primeiros rabisco serão suaves, dê volume nos seus desenhos apertando o tom do seu grafite cuidadosamente, para que não estrague o papel e nem dê um aspecto sujo no seu trabalho.



10– Como desenhar  boca






Comece o desenho uma linha base interlabiais (horizontal) e outra vertical bem centralizada na boca, formando uma cruz, essas linhas já devem ser traçadas no espaço onde a boca deve ficar dentro das proporções das linhas do rosto. Em seguida pode traçar as bordas superiores e inferiores da boca, não precisa fazer outras linhas, pois o volume da boca será feito com efeitos de luz e sombra.





Boca e olhos são fundamentais para dar realismo no desenho de retratos, então paciência, com muita pratica em luz e sombra, deixarão seu desenho cada vez mais realista.



Esboço de boca sorrindo





Efeitos de luz e sombra nos dentes, as linhas que antes separavam os dentes tornaram-se sombreamento, promovendo mais realismo no desenho.
    
      
10– Como desenhar orelha








Com domínio da luz e sombra e usando a técnica do esfumado, os desenhos serão mais realistas.

Desenhar orelha não é tão difícil quando parece. Alguns artistas não gostam de desenhá-las, escondendo com os cabelos.
Tudo vai depender da sua observação. Preste atenção nas curvas da orelha e em suas características: orelhas pontudas, redondas, fechadas, abertas, juntas a cabeça, separadas e muito separadas (conhecidas como orelha de abano).



Dicas:
Nunca use desenhos de orelhas para treinar, use fotos, desenhe a orelha de fotografias, é só você procurar na internet que você poderá encontrar muitas fotografias de orelhas.
A proporção da orelha é a mesma do nariz ( nariz pequeno, orelha pequena e assim por diante), ou seja, entre a sobrancelha e a ponta do nariz.

Bom amigos, espero que tenham gostado desse meu tutorial. Se você gostou ou tem dúvidas é só deixar seu comentário ou pergunta ok?

Tenham todos uma boa aula!

Maurício Fortunato Araújo