Materiais para Desenhos Realistas




Desenho para iniciantes (Introdução)



Você sabe o que é desenho artístico?


 Podemos utilizar o desenho para várias finalidades distintas, seja para um projeto de arquitetura, para entregar a um amigo ou ainda para expressar todos os sentimentos presos em você em determinado momento, por exemplo. Dependendo da situação, se usa um tipo diferente de desenho.


Mas, o que é um desenho artístico, afinal?


Como temos várias finalidades distintas, para algumas delas temos o desenho artístico. Diferentemente do desenho técnico que é usado para mostrar com exatidão como ficará um projeto depois de pronto, seguindo algumas normas técnicas etc., no desenho artístico não há a preocupação com normas, pois, tudo que é colocado no papel é, simplesmente, a forma como o artista enxerga o mundo. No desenho artístico é possível que o artista exprima todos seus sentimentos ocultos da maneira que preferir.


Neste tipo de desenho, o autor pode desenhar como preferir, não precisando que algo pareça real, é a maneira como ele vê suas ideias e sentimentos e não como os outros as veem. No desenho artístico podemos utilizar qualquer tipo de papel, além de lápis, carvão, lápis de cor, entre outros. Cabe ao autor do desenho escolher quais materiais conseguem suprir as necessidades daquele determinado momento.


Você sabe o que é DESENHOS REALISTAS? 


Há aqueles que prefiram os Desenhos-Realistas que mostram a realidade nos seus mínimos detalhes como os meus desenhos que podem ser visulizados na pagina de galerias de desenhos. Quem utiliza esta técnica, normalmente estudou bastante até chegar neste resultado, contudo, não pense que as outras técnicas não precisam de estudo. Todas elas necessitam estudar muito, pois, por mais perfeito que tal desenho seja, a cada novo pode-se aprender mais.
Mesmo que seu desenho não retrate a realidade como realmente é, é importante conhecê-la bem antes de desenhar, pois, para sabermos o que não é real precisamos de referências sobre o que é real. Além, disso o irreal muitas vezes reflete o que o autor gostaria que fosse realidade ou como o próprio vê o mundo, a vida, etc.

desenho artístico ainda se diferencia da ilustração, pois, esta última, normalmente, tem que seguir um briefing e é voltada para o comércio.  O desenho  faz uso de qualquer  instrumento que possa marcar um meio bidimensional. Instrumentos comuns como grafite, lápis, caneta e tinta, pincéis com tinta, lápis de cor de cera, lápis de cor, carvão, giz, pastel, vários tipos de borrachas, marcadores, canetas e vários metais (como as canetas pena, que tem a ponta de metal ou aerógrafo).  


Materiais para desenhos mais progredidos

Lápis graduados: HB, B,H, 2B,4B, 6B,7B,8B,9B ( Você não precisa ter todos, mas pelo menos uns 2 ou 4 (2B, 4B, 6B,8B)

1 Lapiseira 0,5

3 Esfuminho 2,3,4

1 Borracha limpa-tipo

Borracha branca Plástica        

1 Um apontador ou estilete

1 Bloco de papel com 140g/m² ou 200g/m²  ou  240g/m².

OBS: É preciso que você tenha sempre pastas catálogos A4 e A3 ou A2 para conservar os seus desenhos, mesmo aqueles que em sua opinião não ficaram tão bons, mas eles serão formidáveis na comparação da sua evolução dos desenhos posteriores. 

 Materiais básicos e necessários para os artistas: 

Materiais para Desenho  



 Eu uso essa Lapiseira Pentel GRAPH 600 0,5mm. Cor: AZUL. Pega e clips em alumínio. Indicador de grafite e borracha na tampa interna, produto importado usado para diferentes áreas de um desenho. Ele vêm a calhar com detalhes finos e áreas apertadas e também onde exige maior concentração de texturas e sombras.


Lápis Staedtler Lumograph Mars






















Eu uso os Lápis Staedtler Lumograph Mars e eu não iria mudá-los para qualquer outro tipo. Eles são resistentes e não quebram facilmente, estes são para planejar  desenhos altamente detalhados e com muita textura. Esses lápis podem variar em 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B













Por “H” entende-se “Hard” – uma mina dura. 


“B” entende-se “Brand” ou “Black” – uma mina macia ou preta.
 Por “HB” entende-se “Hard/Brand”- uma mina de dureza média



Eu uso 2b e 4b para misturar e combinar e ver como funciona de acordo com o estilo do desenho de acordo com o que você está tentando alcançar. Eu uso 2b para tons de pele que me permite estabelecer áreas de luz e eu uso 4b para misturar tons mais escuros, como o 5b, 6b,7b,8b e 9b.



 Boleador









Nesta imagem acima vocês podem visualizar com nitidez onde esta marcada com uma seta em velho de como um boleador é utilizado mostrando o efeito que causa em um Desenho em grafite
Vocês podem visualizar pequenos riscos na toca no desenho. Perceba como eles são rudes e ao mesmo tempo suaves. O boleador cria pequenos sulcos ou valeiros no papel (Deve ser um papel de maior gramatura que o papel sulfite) , desta forma, quando incidimos o lápis ou esfuminho no desenho, as pequenas valetas feitas pelo boleador não são pintadas ficando como pequenos fios brancos.
O emprego do boleador poderá ser muito diversificado, vai depender um pouco da sua capacidade criadora. Vou explicar como utilizo o boleador,
Nesse desenho onde havia muitos fios brancos e muitos detalhes na toca, e antes de começar a passar o grafite, ou seja, o lápis na parte do cabelo foi onde eu utilizei o boleador para fazer os riscos referentes aos fios brancos, assentando força o suficiente para fazer as valetas. Lembrando que é necessário primeiro fazer os riscos brancos antes de começar a passar o grafite por cima. Devemos ter cuidado quando for utilizado o boleador, pois exige de sua paciência muita dedicação nos traços para não fazer os riscos não ficarem tremidos ou tortos, atente-se a fazer o mais paciente e regular possível. 

 Caso tenha ficado alguma dúvida ou você conheça outra utilidade no desenho realista, favor comentar abaixo.
Estes são usados ​​para a mistura de grafite, eles são uma grande ferramenta para obter transições suaves da escuridão para a luz. Nunca, nunca, nunca use o dedo para misturar grafite porque a lubrificação oleosa que temos nos dedos podem causar rasuras imperdoáveis no papel. Obter estes pequenos pontos é a pior coisa em um desenho, praticamente impossível de remover.


Tocos e Esfuminhos


--**--

Na imagem abaixo eu estou utilizando o esfuminho 3 para sombrear as apartes onde é necessário a maior precisão de textura na pele Skin na imagem.  



--**--


Abaixo estou utilizando a Lapiseira Pentel GRAPH 600 0,5mm para fazer pequenos riscos que darão a impressão de ser fios de cabelos, barba do skin. É necessários riscos fortes para deixar a barba dele bem realista assim quando for observados por outras pessoas, causará a leve impressão de uma imagem fotografia que por sinal é muito diferente do desenho artístico



--**--



Nessa imagem abaixo já estou quase finalizando o desenho, foi importante observar bem a imagem para traduzir um aspecto mais realista em meus desenhos, com toda a certeza isso trará mais confiança quando for traduzir suas próximas artes realistas. 


--**--


Nessa imagem já estou utilizando o lápis da Staedtler Lumograph 2b para fazer o sombreamento da vestimenta do skin, é necessário que tenha muita calma nessa hora para não deixar nenhum detalhe escapar. Para traduzir uma imagem realista com o grafite ou lápis é necessária muita paciência e muita dedicação. Não é possível chegar a esse resultado em poucos dias ainda mais se você for um iniciante, você tem que se dedicar só assim conseguirá com o tempo esse mesmo efeito em seus desenhos. 




--**--


Desenho Finalizado




Borrachas

                                                                     

         
O nome limpa tipos vem do termo tipos, que é o nome dado à letra da máquina de escrever. Está borracha é totalmente maleável, semelhante a uma massa de modelar. A sua textura extra suave permite absorver as partículas menores sem danificar o papel. Com isso, pode-se moldar a borracha na forma desejada, ajustando a necessidade do momento. A sua outra vantagem, é que ela é uma borracha que não borra, e sua finalidade básica é de retirar o excesso de grafite do desenho. Considero-a indispensável.

A borracha plástica também é muito importante, pois permite apagar traços mais fortes e principalmente na hora de dar forma ao cabelo (ela é a grande responsável pelos efeitos de brilho e “ondulação”). Por ser uma borracha dura, que permite um acabamento muito bom, nos cabelos como em várias outras partes que se necessite.

A caneta borracha e a caneta borracha circular é útil para apagar lugares com muitos detalhes, como os olhos, a boca, enfim, lugares que necessite de mais precisão. Existem outros tipos de borracha, mas as principais são estas. Confio que seja o suficiente para se trabalhar. É claro que isso vai depender da característica de cada artista.


Papel


  

O papel mais utilizado pelos desenhistas é Papel tradicional Canson (papel com uma gramatura maior). Canson, na verdade, é a marca que produz o papel, mas pelo seu “monopólio”, o papel passou a ser conhecido por esse nome. Mas existem outros como: Fabriano que acabou recebendo grande destaque por traduzir em sua gramatura mais firmeza para fazer desenhos impecáveis. Vale a pena fazer testes para descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.


Iluminação

















Não poderia deixar de falar da importância da iluminação do ambiente. Deve-se escolher um local bem iluminado ou, ainda, com uma luminária. Existem vários detalhes na imagem que só podem ser vistos com uma boa iluminação. E, além do mais, ela preserva sua saúde, pois o ambiente pouco iluminado fará com que force mais os olhos, o que pode lhe trazer problemas oftalmológicos pelo fato de se passar muitos horas no exercício do desenho.