Aprender/Pintura digital



Pintura Digital – Desenhos Realistas




Pinturas fantásticas e Foto-Realista são gêneros e estilos que, na maioria das vezes, funcionam bem em conjunto. A fantasia, também muito ligada a literaturas do mesmo gênero, é provavelmente integrante da arte desde que esta foi criada ao passo que o foto-realismo foi um termo primariamente relacionado a um movimento estado-unidense que ganha força no final da década de 60 com artistas como Richard Estes, Chuck Close e John De Andrea. Nesse período, a arte-fantástica, antes produzida somente pela ilustração e pintura, começa também a aparecer gradativamente em trabalhos fotográficos e a ganhar mais espaço.

Hoje, com a possibilidade de desenharmos em um computador, podemos fazer uma pintura digital e realista utilizando basicamente os mesmos conceitos que os pintores da década de 60 utilizavam; como queremos uma figura visualmente polida, sem muitos traços de pincel aparentes, faremos bastante uso de ferramentas que se assemelham aos aerógrafos, muito utilizados para realizar esse tipo de pintura em uma tela ou painel. Quanto à fantasia, as referências são essenciais: filmes, livros, outras pinturas, fatos do cotidiano e até sonhos podem ajudar no momento de compor uma atmosfera fantástica.

Este passo-a-passo, portanto, tem o intuito de esclarecer um pouco mais sobre como um trabalho do gênero fantasia e, ao mesmo tempo do estilo foto-realista, pode ser feito digitalmente e  discorrer um pouco mais sobre a técnica utilizada, bem como sobre brushes customizados, texturas e cores — é na realidade uma mistura de tutorial com making of. Como nem todos os detalhes estão completamente expostos aqui, assistir também ao vídeo que acompanha este texto poderá esclarecer alguma dúvida que eventualmente aparecer.


v 1 - ESBOÇO




v 2 - OLHO






            v 3 - FACE





v 4 – CORPO FÍSICO



v 5 – CABELO




Para visualizar o processo completo dessa Pintura Digital, é só acessar meu vídeo aula, onde mostro o passo-a-passo.